O Trivago, em seu blog voltado para negócios hoteleiros, divulgou um artigo muito interessante baseado nos relatórios Consumer Intelligence Series da PwC. O artigo mostrou as principais comodidades de hotel que um hóspede procura nos estabelecimentos e você vai se surpreender com os pontos indicados.

O relatório acima citado, sobre lealdade à marca do hotel, diz que:

“viajantes, tanto a negócios como a lazer, dizem que a qualidade do quarto é o principal motivo de escolha do hotel”.

Então, logo nas primeiras linhas já deu para entender que o novo viajante não procura apenas uma cama para dormir. Ele quer mais! Ele busca comodidades de alta qualidade no quarto, pois quer viver experiências completas, quer receber agrados e se sentir especial.

Leia tudo sobre o Novo Hóspede nesse outro post.

Isso não significa que você precisa instalar uma Jacuzzi no quarto, nem oferecer um Champagne à noite! Mas, você deve ter o básico que seu público espera e esse básico surpreender o seu hóspede. Quer ver como? Veja a seguir.

Comodidades que Superam Expectativas

1. Travesseiros macios e lençóis leves

Quem diria que o primeiro item da lista seriam os travesseiros e roupa de cama, não é? Todo mundo sabe que não há nada melhor do que uma boa noite de sono depois de um dia inteiro dirigindo com todo o estresse do planejamento da viagem, ou depois de um passeio agitado no destino que escolheu.

Ok, todos os hotéis oferecem travesseiros e lençóis, porém veja: lençóis ásperos de poliéster com cores escuras ou com estampas ultrapassadas já não agradam mais os hóspedes.

Os hóspedes querem lençóis brancos, ou em cores pastéis (clarinhos), macios e leves; edredons de pena e travesseiros fofos e leves.

Por quê? Lençóis de algodão de mil fios e edredons acolchoados são relaxantes. O mesmo acontece com os tons terrosos. Cores e fibras naturais geram uma sensação de maior aconchego, fazendo com que as camas sejam vistas como mais luxuosas e confortáveis. Concorda?

2. Toalhas de banho macias e grandes

É estranho usar uma toalha de banho que não cobre seu corpo todo, especialmente em um ambiente fora de casa. Por isso, pois mais básico que seja, oferecer toalhas de banho de qualidade é essencial!

Geralmente as toalhas têm um desgaste natural muito rápido, especialmente pelas várias lavagens em máquinas. Mas oferecer toalhas ásperas, pequenas e desgastadas não é nada bom para seus hóspedes.

Tenha toalhas macias e grades, que cobrem o corpo por completo, e vá além: ofereça outros tamanhos de toalhas para diferentes usos.

Além de parecem mais luxuosas, as toalhas grandes e novas estimulam que seus hóspedes as reutilizem mais vezes, diminuindo a troca diária, economizando lavagens. Faça um teste!

3. Produtos de toalete de tamanho padrão e com o pH balanceado

Apertar uma garrafinha pequenininha até não poder mais só para conseguir umas gotas de um produto de baixa qualidade não faz jus a uma experiência de ficar em um hotel bom.

Então, não ofereça embalagens muito pequenas, poucos produtos e sabonetes de baixa qualidade.

Os hóspedes querem tomar banho com sabonete, xampu e condicionador de boa qualidade, e em quantidade suficiente para um banho que os façam se sentir limpos, renovados e com boa aparência.

Produtos de qualidade para um banho agradável, inspiram nos hóspedes uma sensação de confiança e alegria, e é assim que eles querem se sentir ao sair do quarto para ir a uma reunião importante ou passear pelos pontos turísticos.

Então, surpreenda seus hóspedes e ajude-os a se sentirem ótimos abastecendo o chuveiro com amenidades de higiente de primeira e em tamanho adequado para um bom banho e de acordo com o número de hóspedes por acomodação.

4. Petiscos de cortesia

Todos sabemos que as taxas de frigobar (minibar) são os itens mais contestados na conta de um quarto. Isso faz os hóspedes se sentirem mesquinhos, mas em geral querem consumir e pagar um valor de acordo.

Geralmente, os hotéis que oferecem frigobar cheio, possuem produtos padronizados, uma seleção de petiscos sem graça e amostras de bebidas alcoólicas a tarifas exorbitantes.

E os hóspedes, nesses casos, não pedem muito além de água, chá e café à disposição em utensílios de verdade no quarto!

Pense que o hóspede chega à noite depois de voo longo e cansativo. Ele adoraria tomar um chá com uns biscoitinhos para dormir. Ou, ele sairá muito cedo para um passeio e um café com torradinhas faz toda a diferença na energia do dia! E, para o retorno, nada melhor que uma água para hidratar e refrescar.

São apenas conveniências simples (e não são caras!) que podem ser oferecidas sem custo para fazer com que seus hóspedes se sintam mais confortáveis e em casa.

5. Um toque especial

Uma das regras mais importantes da hospitalidade é fazer seus hóspedes se sentirem bem-vindos e especiais. Existe forma melhor de fazer isso do que agradar cada um com alguma coisinha extra? É como colocar aquela cereja no bolo, e eles irão adorá-lo por isso.

Geralmente o hotel não oferece nada além do básico da estadia. Mas, que tal surpreender com um toque especial? Por exemplo: um vaso de flores frescas ou um vasinho com aromatizante no quarto; um pedacinho de um produto regional, como doce de leite ou cocada; um coquetel de boas-vindas; um cafézinho ou chocolate quente no quarto; ou mesmo um bombom de chocolate com um bilhetinho de bem-vindo.

Em um mundo onde os hoteleiros concorrentes tentam deixar os outros para trás tirando o que consideram ser despesas desnecessárias, os hotéis que ainda investem nos pequenos detalhes da vida para os hóspedes se destacam.

Ouse ser diferente. Ofereça a seus hóspedes mais do que eles esperam. Quando você oferece um alto padrão de qualidade nas comodidades essenciais do quarto que os hóspedes mais desejam, você se destaca dos outros hoteleiros e é notado pelos viajantes.

***
Já faz tudo isso? Então, você está no caminho para incentivar que os hóspedes prolonguem a estadia, voltem em breve e deixem uma bela avaliação depois do check-out. Isso porque, diferente da concorrência, você acertou no básico e está superando as expectativas.

Há algo que você possa melhorar? Não perca tempo. Vá de quarto em quarto e substitua as comodidades velhas, desgastadas e baratas pelo básico de qualidade que os viajantes desejam. Sempre haverá retorno!

 

Fonte base: Trivago.