Como atrair hóspedes da terceira idade na internet? ?

Essa foi uma das perguntas de nossos clientes.

Você também atua com esse público? Então se liga nessas dicas a seguir!

Características dessas Personas

Inicialmente, vamos falar de 4 características sobre os consumidores da terceira idade que você precisa saber:

1) CONFIANÇA

Esse público é muito fiel. Se estiver satisfeito, ele continuará viajando para o mesmo destino e ficando no mesmo hotel. Muitas vezes, a fidelidade não está só ligada ao local, mas as pessoas e a atenção que elas dedicam.
.
2) VALORIZAÇÃO

É um público que, em geral, pode adquirir uma hospedagem por um preço maior. A questão é mostrar os benefícios que eles terão, os diferenciais, o motivo deles viajarem para o destino e ficarem hospedados aí com você.

3) BONS PAGADORES

É um público preocupado em manter o nome limpo e as contas em dia. Então, formas de pagamento diferenciadas, parceladas, valem!!

4) DIGITAL

Sim! Eles estão na internet e mais digitais que nunca! ?

Você já definiu o perfil do seu hóspede ideal?

Esse é um dos primeiros passos para criar qualquer campanha online: definição bem detalhada de quem é seu público-alvo de verdade.

Os idosos até podem ter interesses em comum, como saúde e bem-estar, mas é importante lembrar que, assim como em outras faixas etárias, cada indivíduo possui seus próprios interesses e, como proprietário/gerente de hotel, você sabe qual o perfil do seu hóspede ideal.

Então, procure entender que tipo de pessoas idosas fazem parte do seu público. Para isso PERGUNTE! 🙂

Use os seus hóspedes atuais (ou seus ex-hóspedes) para perguntar o que elas mais desejam, quais seus “problemas” na hora de reservar um hotel, onde encontraram seu hotel, o que gostariam de encontrar em termos de serviços e produtos, entre outros detalhes como: cidade de origem, se viajam sozinhas, em família, grupos de amigos, excursões, ou pacotes, se programa de fidelidade faz sentido para eles, etc.

A partir da compreensão do seu público, você poderá traçar estratégias com mais segurança e mais retorno, pois seu público se identificará mais com sua marca! ?

Simbologia e Imagens

Lembra do símbolo com o homem curvo e de bengala que surgiu no país na década de 1990 (com o estatuto do idoso) e se popularizou nos assentos e vagas preferenciais? Pois esqueça dele!!!

Os idosos de hoje não se identificam com essa representação! Eles são pessoas de vigor, cheias de saúde e vitalidade e querem ser representadas como tal.

Um grupo de publicitários de São Paulo criou um movimento em busca de uma representação e depois da campanha escolheram esse símbolo da foto aqui embaixo! Bem mais jovial, moderna e dinâmica, não é?

Imagens são fundamentais para suas campanhas! Escolha fotos alegres, com idosos aproveitando seu local, os serviços, e, principalmente, sentindo-se bem! E, não precisa só usar imagens da faixa etária. Pode utilizar outras, desde que sejam vinculadas ao seu hóspede ideal! 😉

E outra coisa: não se diferencie como “ideal para a terceira idade”. Essa mensagem ficou ultrapassada. .
Nas suas campanhas mostre os benefícios que seu público terá se hospedando com você, independente da sua idade!

Criatividade, Clareza e Objetividade

Use a criatividade, mas não precisa seguir trends dos jovens e colocar “firulas” nas campanhas. Às vezes a mensagem fica subliminar demais! ?

O pessoal mais velho recebe melhores campanhas que transmitem a mensagens diretas! O ideal é que a pessoa consiga reconhecer o intuito da ação em até 5 segundos.

A clareza e objetividade também devem estar presentes na linguagem visual e nos textos! Evite imagens carregadas, cheias de detalhes, textos com sentidos duplos e gírias modernas.

Para os textos use fontes limpas, sem serifas, em tamanho grande, de cores nítidas e fáceis de serem lidos logo que bate o olho. ?

A pessoa que ler sua mensagem deve entendê-la rapidamente, ou irá mudar para algum outro assunto que ele entenda com mais facilidade.

Se for criar landing pages ou formulários de conversão, simplifique ao máximo! Mesmo que estejam no mundo digital, há recursos que geram desconfiança e também são difíceis de usar.

Peça informações curtas e objetivas, e crie um caminho que eles consigam seguir sozinhos, uma vez que eles almejam continuar e resolver tudo independentes!

Benefícios

Nas campanhas sempre foque nos benefícios que seu estabelecimento traz para esse público. Não no preço ou algum dado sem relevância. Mais do que vender seu negócio, apresente o que ele significa e como será a experiência do hóspede que for utilizá-lo.

Uma ótima dica é investir em fortalecer a marca, contando sua história, mostrando seus valores, seus ambientes, os serviços e, sempre que possível, os donos e os colaboradores!! Isso gera uma confiança maior no seu hotel!

Também use depoimentos de outros consumidores do mesmo segmento para dar credibilidade ao que você está promovendo.

Isso gera empatia!!

Ah, os idosos também prezam muito pela segurança durante a compra online. Então, mostre como é seguro fazer uma reserva direto com você, seja pelo formulário de solicitação, WhatsApp, telefone, ou motor de reserva! Mostre certificados, apresente como é um site seguro e, quando possível, faça um vídeo mostrando o processo de reserva. Ajuda muito a dar segurança na hora da compra.

E, falando um pouquinho de gestão, sempre envie para esse público comprovantes da reserva e de pagamento! 😉

Equipe e Treinamento

Tenha uma equipe preparada para atender esse público, que saiba explicar com clareza e detalhes, tenha paciência e, principalmente, respeito e simpatia! Os idosos se apegam muitoooo a pessoas. Então, ter uma equipe qualificada aumenta a probabilidade de fidelidade desse público! 🙂

E, claro, não deixe de fora o marketing mais “tradicional”. Agências de viagens e receptivos são ótimos canais de venda para esse público. Então, feche parcerias com eles, inclua seu hotel em roteiros que as empresas divulgam e vendem na sua região, ou mesmo crie um pacote que englobe outros serviços que a agência possa comercializar.

Quanto mais pontos de contato (lembra do post da jornada do cliente) você tiver com esse público, melhor o retorno! =D

Espero que tenham gostado das dicas. Depois me conte qual delas funcionou para você. 😉
Bóra inovar e mostrar que você está atualizado e vinculado com seu público! ?