Você já pensou na possibilidade que a experiência de estar dentro do seu hotel comece para o seu hóspede antes mesmo que ele chegue ao hotel? As fotos 360 graus para hotelaria permitem isso!

Parece impossível? Mas, não é! 🙂

As fotos 360 graus para hotéis e pousadas estão mudando a forma como os hóspedes conhecem os hotéis e têm o primeiro contato com o local.

Quer saber um pouco mais dessa tendência que vem conquistando cada vez mais hóspedes e estabelecimentos? Continue lendo esse post e você aprenderá como usar essas fotos para aumentar suas reservas diretas!

O que são Fotos 360 Graus?

As fotos 360°, também conhecidas como fotos panorâmicas ou fotos do Street View, são imagens captadas por uma câmera especial, ou aplicativo específico, que combina várias fotos em uma única imagem, gerando uma visão de até 360 graus na horizontal e 180 na vertical, fechando uma esfera completa.

Por essa união de várias imagens, a foto 360 permite que o hóspede navegue pelo seu hotel ou pousada, pelos ambientes, como se estivesse lá, conferindo cada detalhe antes de escolher se hospedar no seu estabelecimento.

Google Street View: o início

As fotos 360 graus ganharam força com o Google Street View. O recurso criado pelo Google mapeou quase o mundo inteiro com imagens panorâmicas captadas pelas câmeras dos carros do Google (os da foto abaixo – você já deve ter visto!). O carro e seus equipamentos passaram (e ainda passam!) por todas as ruas tirando fotos sequenciais em 360 graus.

As imagens 360 graus permitiram ao usuário identificar com precisão um estabelecimento dentro de uma rua, assim, ao dirigir até lá ou pegar um transporte público, a pessoa sabia exatamente onde parar ou desembarcar, facilitando muito seus deslocamentos, sem perder tempo.

Com esse sucesso, vieram também as fotos internas dos estabelecimentos.

Acessando o Street View, aparece a ficha do Google Meu Negócio (que já falamos nesse outro post). Clicando nas fotos do seu hotel, o futuro hóspede poderá conhecer seus ambientes por dentro, vendo cada cantinho, a decoração, a ambientação e o estilo do hotel a partir das fotos 360°, além de poder circular pelos ambientes como se estivesse neles com o tour virtual (que é a união de pontos de um ambiente ao outro), como no ambiente abaixo:

As imagens 360 graus proporcionam uma verdadeira experiência de realidade virtual, ajudando o seu futuro cliente a decidir se irá se tornar um hóspede.

A navegação por belas fotos, com locais atraentes e relaxantes desperta o desejo no seu futuro cliente, que passa a se imaginar no seu hotel, desfrutando de cada espaço, e com isso, você já se diferencia dos seus concorrentes.

Quais as Vantagens das Fotos 360°?

A principal vantagem das fotos 360° é permitir que o usuário tenha uma experiência com o seu hotel antes mesmo de decidir se irá ou não se hospedar nele, sendo o principal objetivo gerar um primeiro contato de forma totalmente positiva, estimulando a decisão de reservar.

A oportunidade oferecida ao cliente de poder navegar e conhecer tranquilamente o hotel sem ser interrompido, costuma ser muito positiva para o aumento das reservas.

Isso ocorre porque muitas pessoas desconfiam das fotos oficiais do hotel e preferem se aprofundar na busca por informações afim de ter uma boa experiência durante sua viagem, e por isso, atuam observando mais de perto a estrutura, olhando fotos de outros viajantes e realmente investigando se o hotel é tudo que a propaganda diz.

Quando o hotel se dispõe a fornecer fotos 360° para que o futuro cliente possa navegar de forma fácil e simples por todos os ambientes que o estabelecimento oferece, cria-se credibilidade junto aos futuros hóspedes, que percebem que o hotel não tem nada a esconder e é igual a propaganda.

E é justamente essa relação de confiança que um hóspede necessita ter antes de decidir qual será o local que o receberá em sua viagem, afinal, seu hóspede muitas vezes está indo a sua cidade pela primeira vez, e o hotel é o local onde ele precisa ter segurança e conforto.

Nas fotos 360, você poderá explorar cada detalhe do seu hotel, gerando nos visitantes virtuais a sensação de encantamento com o local, o que será fator decisivo para a efetuação da reserva das diárias em seu hotel.

Lembre-se, no entanto, que não há nada pior do que estabelecer uma expectativa e ela ser quebrada negativamente! Por isso, os ambientes do hotel deve ser sempre igual às fotos, nada de tratar demais ou criar decorações que o hóspede não irá encontrar na sua estadia.

Atualização de imagens

Caso você necessite fazer alguma reforma ou mudança nos móveis é importante atualizar as fotos 360° de modo que seu hóspede não se frustre ao chegar no hotel.

Outra questão crucial é que com a utilização de fotos 360°, seu hotel fica mais bem posicionado nas buscas feitas pelo Google. Isso acontece porque o buscador privilegia sites que oferecem esse tipo de experiência para os usuários.

Assim, você amplia muito a visibilidade do seu web site, porque ele será privilegiado nas buscas de futuros hóspedes, aparecendo em posição mais vantajosa que os seus concorrentes, o que acaba garantindo um aumento no número de reservas diretas, ou seja, sem ter que pagar altas taxas para os intermediários.

Você ainda pode divulgar atrações e pontos turísticos do seu destino com muito mais visualizações!

É preciso de Profissionais para Captar as Fotos?

Uma dúvida muito comum entre os empresários que desejam divulgar seus hotéis ou pousadas com fotos 360° é se as fotos precisam necessariamente serem feitas por um fotógrafo.

A resposta é não.

Você mesmo poderá fotografar os espaços de forma panorâmica e divulgar, no entanto, se existir verba disponível para a contratação de um profissional, certamente as fotos serão ainda melhores.

Lembre-se que a qualidade das imagens conta muito na hora de atrair o público para conhecer seu hotel, uma boa iluminação e angulação são capazes de fazer muita diferença nas fotos e garantir que mais pessoas clicarão nessas imagens afim de conhecer seu estabelecimento.

Mas caso você não tenha recursos disponíveis e queira fazer suas fotos panorâmicas, aproveite os recursos disponíveis para que você possa se destacar frente aos concorrentes!

Com o Street View você mesmo pode fazer as fotos 360° do seu hotel!

Passo a passo para tirar fotos 360 graus com o Street View

E o passo a passo é muito simples, você só precisará de um smartphone com boa resolução de câmera! Confira:

1. Baixe o app Google Street View (disponível para Android no Google Play e iOS na Apple Store);
2. Abra o programa e pressione o ícone da câmera;

3. Aponte a câmera para um ponto inicial desejado e comece a captura das imagens direcionando a câmera para os pontos laranjas que surgirem nas laterais da foto principal. Mantenha um ponto fixo de rotação e certifique-se de manter o seu smartphone o mais estável possível durante todo o processo de captura para que não haja tremores que podem estragar a foto.

Note que a foto panorâmica será formada por várias pequenas fotos que compõem o cenário ao seu redor. Capture-as até que tenha dado uma volta completa, portanto, a finalização da imagem poderá ser concluída. Quando finalizar, toque sobre o ícone de “check” na parte inferior da tela e aguarde a renderização.

4. Pronto! Sua foto panorâmica já foi criada e está salva em seu telefone. Confira se a foto ficou com a qualidade esperada antes de publicá-la.
5. Você poderá publicar direto na sua conta do Google Maps. Não se esqueça de selecionar o seu lugar/endereço (ou o lugar correspondente da foto) e adicionar uma legenda, como o nome do quarto ou da instalação), e, por fim, tocar no “botão Postar”.

Dicas Práticas para tirar as Fotos você mesmo

  • Tire as fotos sempre durante o dia. À noite apenas se seu equipamento for adequado para garantir luminosidade e visibilidade.
  • Os melhores horários para tirar as fotos externas são entre às 7 e 9h, e entre às 17 e 19h (quando estiver claro!).
  • Para tirar fotos boas da área externa, se posicione com o sol atrás de você (a posição do Sol deve ficar nas suas costas). Isso faz com que a área a ser fotografada esteja com boa iluminação.
  • Privilegie a paisagem natural do seu hotel e aproveite ao máximo a iluminação natural disponível, assim, você terá como resultado fotos mais atraentes, e que de fato demonstram cada cantinho do seu espaço;
  • Procure dar amplitude na foto, se afastando ao máximo que pude do ambiente ou usando uma lente grande angular. Assim seu futuro hóspede tem ideia como é seu ambiente no geral.
  • Para as fotos 360 graus, nunca inicie com a câmera voltada para o sol. Isso prejudica toda a luminosidade. Inicie nos pontos intermediários de iluminação.
  • Registre os quartos e demais espaços internos quando não estiver recebendo hóspedes. Porém, tire fotos também com o hotel cheio, para dar movimento à foto e mostrar a satisfação dos hóspedes. Porém, nesse caso, sempre peça aos hóspedes a autorização para divulgação das imagens (direito de uso de imagem).
  • Procure utilizar o aparelho que tem a melhor resolução de câmera, visando que nenhuma imagem fique com borrões ou qualidade desagradável.

Agora que você já sabe tudo sobre fotos 360 graus e como usar esse recurso para aumentar o número de contatos e de reservas diretas, mãos à câmera! 😉

Esperamos que essas dicas te auxiliem a melhorar ainda mais o marketing digital do seu hotel ou pousada e atrair ainda mais reservas e hóspedes satisfeitos!

***
A tecnologia tem mudado a forma como as pessoas viajam, todo o planejamento agora pode ser feito por conta própria, mesmo que a pessoa não tenha muita experiência com viagens, e as fotos, incluindo as panorâmicas, ajudam muito na  tomada de decisão! Por isso, é crucial que você esteja antenado com as novidades no mercado, e sempre se destacando por utilizar esses recursos a favor da divulgação de seu hotel ou pousada.

Não importa o tamanho do seu espaço, ou a quantidade de pessoas que você poderá receber! O mais importante é que todos os viajantes tenham experiências positivas com seu hotel antes mesmo de chegarem até ele. Vamos lá!

Quer saber mais de Marketing Digital Hoteleiro?

Disponibilizamos um ebook completo sobre o tema para download! Basta preencher o formulário abaixo:

* indicates required