Embora muitos hostels, pousadas e hotéis ainda utilizem estratégias de Outbound Marketing (a antiga forma de fazer divulgação) para promover o seu estabelecimento, essas técnicas já não são mais tão eficientes hoje em dia.

A melhor maneira de como aumentar reservas diretas, atualmente, é através de marketing digital para hostels, pousadas e hotéis.

Embora o marketing digital ainda não seja tão utilizado pelo ramo hoteleiro independente, é o que pode trazer os melhores resultados em menos tempo. Afinal, estamos vivendo a Era da Tecnologia.

Mas na prática, o que significa utilizar marketing digital para hostels, hotéis e pousadas?

O marketing digital é uma forma de divulgar um negócio através da internet. São estratégias que utilizam redes e mídias sociais para promover um produto ou um serviço.

Só no Brasil, são quase 120 milhões de pessoas conectadas à internet. Já dá para entender melhor porque o Marketing Digital é mais eficiente do que o Outbound Marketing, não é?

Utilizar estratégias como anunciar um hotel ou pousada na televisão, em rádios ou revistas já não é mais tão eficiente. Além de o gasto ser muito maior, o retorno é muito baixo.

Já no marketing digital, a coisa funciona de forma inversa. O retorno é bem mais alto e os gastos são muito mais baixos.

Hoje, vamos falar um pouco mais sobre como aumentar reservas diretas através da utilização do marketing digital para hotéis e pousadas. Confira!

A Importância de um Site Atualizado

Quase 65% dos brasileiros estão conectados a aparelhos mobile. Isso não só reforça a importância do marketing digital para hostels, hotéis e pousadas, mas principalmente da construção de sites responsivos.

Hoje em dia, ter um site atualizado para um hotel, hostel ou pousada (assim como para qualquer outro setor econômico) é extremamente importante. Afinal, um site não é apenas uma maneira de divulgar um negócio, mas também de fornecer conteúdo e informação ao cliente.

É importante oferecer um conteúdo de qualidade para os hóspedes, porque é através dele que o hotel conseguirá fidelizar mais clientes e futuramente fazer com que eles façam novas reservas no seu hotel.

O design do site deve ser atraente e limpo. Isso também inclui adicionar fotos de qualidade, inclusive fotos em 360º, que permitem ao usuário fazer um tour virtual (se possível) pelo seu hotel. Isso pode aumentar bastante a taxa de conversão, visto que o cliente terá uma percepção mais real do seu estabelecimento.

Veja aqui como transformar seu site em uma vitrine para reservas diretas

Criar pop-ups na página inicial com promoções e pacotes também é uma estratégia bastante interessante de como aumentar as reservas diretas. Essa estratégia de marketing digital para hotelaria é bastante eficiente, principalmente quando se baseia no uso de gatilhos mentais.

Pesquisas já realizadas apontam que 81% dos usuários que compram online se baseiam na emoção. Apenas 19% dos usuários compram um produto ou serviço porque realmente estão precisando. Se o seu hotel se pautar nesse tipo de técnica, serão maiores as chances de aumentar o número de hóspedes para uma próxima temporada.

A Importância das Redes Sociais

Já foi constatado que os brasileiros gastam em média 650 horas por mês em redes e mídias sociais, como o Facebook, Whatsapp, Instagram e Twitter.

Além disso, o Brasil é o país que mais usa as redes sociais na América Latina. No total, são mais de 100 milhões de brasileiros conectados às redes.

O fato de centenas de milhões de pessoas em todo mundo acessarem o Facebook todos os dias, faz com que as redes sociais se tornem uma excelente fonte de tráfego qualificado, já que a maioria passa o dia buscando por entretenimento e informações.

Uma estratégia de como aumentar as reservas diretas através do marketing digital para hostels, hotéis e pousadas é manter as redes sociais sempre atualizadas com as informações do estabelecimento, bem como o destino de viagem do hóspede.

Redes como o Instagram e Facebook permitem a criação de conteúdo de várias formas, como textos, vídeos ou imagens, o que ajuda a fortalecer a imagem e a autoridade de um negócio na internet.

As redes sociais também são excelentes maneiras de como aumentar as reservas diretas através da comunicação direta com o cliente. No Facebook, por exemplo, uma pessoa pode tirar suas dúvidas de forma direta com o estabelecimento, sem que seja necessário para isso muita burocracia. Além disso, as respostas podem ser dadas rapidamente, o que aumenta a satisfação do cliente.

A Importância de Responder Comentários e Avaliações

Outro aspecto importante que merece atenção são os comentários e avalições (os chamados reviews) deixados por ex-hóspedes nas redes sociais, no Google, no TripAdvisor, Booking, dentre outros.

Hostels, hotéis e pousadas que respondem os comentários no Google e redes sociais tendem a criar uma possibilidade maior de aumentar as reservas diretas, já que recebem mais visibilidade e se mostram interessadas nos hóspedes. A mesma coisa funciona para os comentários feitos em OTAs.

A dica de como utilizar essa estratégia de marketing digital para hostels, hotéis e pousadas como forma de aumentar as reservas diretas é nunca ignorar nenhum comentário feito, seja no Facebook, TripAdvisor, ou Google.

Isso vai criando um engajamento maior entre o estabelecimento e o público o que pode colocar o seu local à frente da concorrência.Tanto os comentários positivos quanto os negativos devem ser respondidos, como forma de melhorar os serviços prestados. É interessante também estabelecer termos e condições para comentários na página do Facebook para casos de comentários ofensivos que não precisem de uma resposta.

Como os comentários feitos em OTAs agora são anexados ao Google, pesquisas por palavras-chave que remetam àquele conteúdo podem direcionar o cliente diretamente para o seu negócio. Por isso, é também uma forma de como aumentar as reservas diretas!

Use o Potencial do Google

Utilizar todo o potencial que o Google oferece também é uma excelente estratégia de marketing digital para hostels, hotéis e pousadas.

Se você quiser investir na divulgação do seu negócio, poderá utilizar o Google Adwords como forma de patrocinar os links e obter um posicionamento relativamente bom no buscador.

Dependendo de como suas campanhas forem criadas, você pode conseguir o primeiro lugar na primeira página. É uma excelente forma de como aumentar as reservas diretas. Mas não foque somente no tráfego pago. O tráfego orgânico deve estar sempre acompanhando o mesmo ritmo do tráfego pago.

Já se você não quiser investir, poderá utilizar o Google Meu Negócio, onde muitos negócios já tiveram um aumento considerável de cliques, visitas e reservas diretas. Agora ele está vinculado ao Google Hotel Ads, uma ferramenta maravilhosa para reservas diretas que falamos nesse outro post.

A ficha do Google (que é o Google Meu Negócio) permite ao usuário da internet, através da sua pesquisa, encontrar as informações mais relevantes sobre o negócio e também no Google Maps (que, diga-se de passagem, também deve ser utilizado para divulgação).

O Google Street View é outra ferramenta que pertence ao Google Maps, também pode ser bastante útil para você e para o cliente, que poderá ter mais facilidade para encontrar o seu estabelecimento, além de poder ter uma visão realista do seu negócio.

Marque Presença na Web

É importante que você crie uma forma de como aumentar as reservas diretas através da sua presença em blogs ou grandes portais que já possuem um tráfego relativamente alto.

A presença e a constante atualização com conteúdos de qualidade para os usuários são o que faz uma marca se fortalecer no meio digital e ganhar mais autoridade e credibilidade por parte dos clientes. Então use grandes portais como GuiaViagensBrasil.com, Férias Brasil, entre outros, ao seu favor com uma divulgação barata, mas constante.

Relacionamento no Pré e Pós-Hospedagem e Fidelização

É fundamental criar estratégias de relacionamento para os períodos-chave do hóspede.

  • Assim que concluir a reserva, envie a confirmação e junto poderá enviar um guia dos passeios oferecidos no destino e quem os realiza, assim como dicas e roteiros.
  • Próxima à data da viagem, envie informações úteis, como o clima, telefones principais e se disponibilize para qualquer dúvida ao hóspede.

Só com esses dois e-mails você já conquistou a simpatia do seu novo hóspede, pode ter certeza!

E o pós-venda também é fundamental. Envie um e-mail perguntando como foi a hospedagem, se tem itens a melhorar, o que mais gostou e o que definitivamente precisa mudar. Esses dados precisam ser utilizados por você para real melhorias no seu estabelecimento.

Considere também oferecer um cupom de desconto para ele compartilhar com amigos e familiares. Esta aí uma boa chance de conseguir uma indicação – e todos sabemos que marketing boca-a-boca sempre funciona!

E se o hóspede retornar, faça-o se sentir em casa. Você tem todos os dados dele, o perfil de consumo e o que ele fez no seu lugar. Então que tal chamá-lo pelo nome, reforçar o frigobar com sua bebida predileta, ou sugerir um passeio que ele ainda não fez? Tenha certeza que só elogios virão!

Ações simples fazem toda a diferença na experiência do seu hóspede!

Como você viu, o marketing digital para hostels, pousadas e hotéis funciona e são várias ações a realizar.

Então, não desconsidere investir tempo e dinheiro em estratégias de marketing digital. Se você quer que o seu negócio decole, é hora de se moldar à tecnologia e avançar!

Mais dicas!

Veja também nosso ebook Guia Definitivo do Marketing Digital para Hotéis e Pousadas. Baixe agora gratuitamente!