Com toda a concorrência das agências online você fica pensando… “Será possível aumentar o percentual de reservas diretas do meu hotel?”…

…e nós lhe respondemos: “Sim!”.

Mas, como?

É o que você lerá a seguir nesse post. 😉

 

O Web site perfeito para Hotéis e Pousadas

O site é a melhor forma de apresentar online sua propriedade.

Acessando seu endereço na web “www.” todos os interessados em uma hospedagem em seu destino poderão conhecer melhor suas instalações, analisar seus serviços, e, acima de tudo, poderão ganhar mais confiança no seu hotel para fazer uma reserva.

E para apresentar o seu estabelecimento de uma forma perfeita, há alguns recursos e conceitos que você precisa seguir na hora de criar seu web site. Vamos a eles:

1. Design profissional e focado no seu hóspede

Todo web site, de qualquer empresa, marca ou segmento, precisa ter um design profissional e projetado para que o público consiga encontrar todas as informações que ele deseja de maneira rápida e simples.

Os melhores sites para hotéis e pousadas são aqueles intuitivos e fáceis de navegar, com páginas separadas em blocos, que seguem uma sequencia lógica de apresentação de conteúdo e podem ser acessadas uma após a outra contando tudo sobre o estabelecimento.

E beleza conta!

Claro que o site precisa ser bonito! Se não, como seu futuro hóspede irá se apaixonar por ele?

O site deve ser limpo, claro e com todo o conteúdo adaptado para leitura, visualização e preenchimento em diferentes tamanhos de tela – os chamados sites responsivos.

Além disso, precisa seguir a sua identidade visual, ou seja, as cores e estilo de fonte do seu logotipo. Ele precisa ser visualmente harmônico para fixar bem sua imagem para qualquer visitante.

2. Deve conduzir seu visitante para reservas

Já ouviu falar nos call-to-actions (chamadas para ações)?

Eles são os famosos botões e chamadas de “Reserve agora”, “Clique aqui”, “Faça sua reserva”. São eles que irão direcionar o seu hóspede para concluir a reserva com você. Sendo assim, eles precisam estar bem posicionados no site para estimular seus visitantes a clicarem.

Motor de reserva ajuda nessa hora!

E, com certeza, um motor de reserva ajuda muito a fechar.

Um hóspede que clica no “Reserve agora” está realmente interessado em fechar uma reserva direto do site. Você precisa passar para ele a confiança de que você receberá a solicitação de reserva e que logo responderá dizendo se está tudo ok para aquele período que ele deseja e na acomodação escolhida.

O motor de reservas traz essa segurança ao hóspede e facilita a vida do hoteleiro, pois integra os demais canais como TripAdvisor, Booking, e outras agências online.

Mas, se você não quiser investir em um motor de reservas agora, tudo bem. Porém, tenha um formulário de pré-reservas que envie um e-mail automático já gerando um número dessa pré-reserva (ou que ele apareça logo após o envio dos dados via formulário).

Isso dá segurança ao hóspede e ele não vai procurar outro hotel após já ter reservado com você.

3. Contando sua história para fixar sua imagem

Ninguém melhor para falar da sua propriedade do que você, não é?

Você sabe o que há de melhor, quais os diferenciais que oferece frente à concorrência, você entende o que os seus hóspedes mais gostam do seu local e também do que eles querem encontrar no seu destino. Então, no seu web site, você precisa ter todas as essas informações!

  • Você oferece traslado gratuito? Coloque no seu web site.
  • O café da manhã é sensacional? Mostre isso no site.
  • A piscina é incrível? Destaque!
  • Suas acomodações são as mais confortáveis? Hora de aparecer!

Destaque suas instalações, valorize as acomodações e os serviços que você oferece!

Além disso pense: “Que imagem você quer ter para seus hóspedes?”

  • Se for uma pousada charmosa, onde casais vão apenas relaxar e curtir a praia, use essa linguagem nos seus textos, mais leve e pessoal.
  • Seu hotel recebe muitos executivos para reuniões de trabalho? Então tenha uma linguagem mais formal, clara e direta.
  • Ou seu hotel fica em um casarão antigo e é repleto de história e cultura? Então apresente tudo isso nos seus textos, usando um estilo mais poético e artístico.

Tudo pode, só depende do seu público e da forma que você deseja ser visto!

E nunca esqueça: o web site é para seu público! Então pense nele sempre! 😉

4. Mostre seus ambientes com fotos incríveis

Você prefere ler a descrição de um quarto ou olhar uma foto em 360 graus que mostra cada cantinho do ambiente e o que tem nele?

Sem dúvida a foto chama mais a atenção de, no mínimo, 97% dos usuários de internet. As fotos 360 graus e o tour virtual mostram em realidade imersiva como são os espaços e como eles estão interligados. O seu futuro hóspede já se sentirá um pouquinho no seu hotel antes de mesmo de chegar.

Então, envolva e encante seu futuro hóspede com fotos de qualidade, de preferência tiradas por profissionais, com boa iluminação e resolução, que mostrem os detalhes dos espaços.

Mostramos dicas de fotografia para hotéis e pousadas nesse outro post.

Uma imagem vale mais que 1000 palavras!

Apresente fotos de todas as suas instalações, de todos os quartos (em vários ângulos ou panorâmica) e de todas as áreas comuns e de lazer, internas e externas.

Quanto mais imagens, mais o seu futuro hóspede entenderá como é o hotel e como são os ambientes que ele oferece. Isso gera credibilidade e mais segurança para o hóspede reservar com você!

5. Você tem apenas 7 segundos

Uma pesquisa realizada pelo Google revela que são apenas 7 segundos o tempo que uma pessoa leva para julgar o web site atrativo ou não.

Então, pense: em menos de 10 segundos você precisa conquistar atenção de uma pessoa que nunca viu, mas está interessada no seu destino. O que você faria?

  1. Primeiro: seu site precisa abrir a página principal rapidamente e logo apresentar sua imagem.
  2. Segundo: os itens que devem ser visualizados primeiro são uma foto atrativa da sua propriedade, o nome (ou logo) e também seu slogan, e, logo em seguida, as opções de contato.

Esses dois itens irão influenciar o resto da navegação no seu site e também a decisão de reservar ou não com você.

6. Use recursos para acelerar a decisão de reservar

Para encantar e convencer a fechar mais reservas diretas, você pode usar os chamados gatilhos mentais.

Eles nada mais são que recursos persuasivos, ou seja, palavras, termos e mecanismos que geram sentimentos nas pessoas, em especial um senso de oportunidade única.

Os principais gatilhos mentais são a Escassez, o Tempo Pré-Determinado e a Reciprocidade.

  • Escassez são aquelas promoções que falam “Últimos quartos”, ou “Descontos apenas para os 3 primeiros a reservarem”.
  • Tempo Pré-Determinado é toda divulgação que envolva um período, como “Só até amanhã” ou o clássico “Ofertas por tempo determinado”.
  • Reciprocidade envolve algum benefício oferecido, como por exemplo, “Benefícios VIP”, “Dicas exclusivas” ou “Descontos especiais apenas para você”.

Deu para perceber como esses gatilhos mexem com os sentimentos?

Se eu estiver realmente interessado em um quarto, mas aparecer dizendo que são as “Últimas Acomodações”, vou decidir logo e reservar!

O mesmo acontece com o tempo. Se a promoção de um pacote de final de semana é apenas até às 0h de hoje, vou decidir e reservar antes que acabe o desconto.

E igualmente quando você oferece um conteúdo exclusivo, ou benefícios em um Clube VIP por exemplo. A fidelização após a hospedagem também será mais fácil.

7. Ofereça Experiências

Hoje em dia os viajantes modernos querem viver a experiência local, não só conhecer os pontos turísticos.

Toda cidade tem aquele lugar especial, aquele ponto turístico sem igual, ou um prato típico que só encontra localmente. Informe os visitantes do seu web site sobre os atrativos do seu destino e divulgue passeios, cursos, workshops e outras atividades!

Você pode fazer parcerias com o chef de gastronomia para em um final de semana do trimestre oferecer aula sobre um prato típico. Ou ainda fechar um acordo com a escola de surf, para os hóspedes possam ter aulas básicas em alguns períodos combinados. E a criatividade é o limite: tem aula de dança, passeio por lugares exóticos, yoga na praia, hiking na montanha, além dos tradicionais city tour (que podem agora ser de bike também!).

E não é preciso ter um blog todo complexo no site que fica lá mortinho porque ninguém tem tempo de atualizar semanalmente. Dicas simples e roteirinhos que não saem de moda já fazem a diferença para o visitante que está no site.

Isso também ajuda a melhorar o posicionamento nos resultados de buscas do Google, e faz com que mais pessoas encontrem seu site!

8. Validação social com Reviews

Já vou falar na Maria vai com as Outras? É isso que ocorre com as vendas online também! Você já pesquisou com seus amigos sobre um determinado produto que queria comprar e eles já possuíam? O mesmo acontece com as hospedagens hoje em dia.

O novo hóspede quer ler comentários e avaliações de ex-hóspedes e entender o que eles acharam, os pontos fortes e fracos.

Por isso, tenha no seu web site a integração com comentários do TripAdvisor e do Google.

As avaliações reforçam a imagem do hotel e geram credibilidade e segurança para os novos hóspedes reservarem!

Você também pode adicionar as notas recebidas em outros portais, prêmios e outras recomendações importantes que mostrem que você é um hotel-autoridade na sua região.

Nada melhor para passar credibilidade e dar aquele empurrãozinho para as pessoas reservarem direto com você!

Entendido como deve ser o web site perfeito para hotéis e pousadas?

Como você viu, não basta jogar várias informações, é preciso posicioná-las em sequencia lógica, mostrando sua história de forma atrativa, com fotos, vídeos, tour virtual e, claro, conduzindo o seu visitante para servas diretas!

Seu site já está assim? 🙂

E o que acha de conferir também mais dicas interessantes em nosso ebook Guia Definitivo do Marketing Digital para Hotéis e Pousadas. Baixe agora gratuitamente!

Sistema inovador para Marketing Hoteleiro?

Fale com nossos especialistas e conheça o sistema da HotelariaWeb que está revolucionando o setor! Clique aqui!