Uma imagem vale mais do que mil palavras. Mas, nesse caso, ela pode valer a diária de um hóspede.
As fotos que um hotel ou pousada disponibilizam em sites são as grandes responsáveis por atrair mais hóspedes.

Especialistas na área afirmam que as imagens falam por si só. A grande maioria dos hóspedes toma sua decisão baseada em imagens. Fotos de qualidade chamam mais a atenção e garantem uma cartela de clientes cada vez maior. Elas não só colocam em evidência as qualidades do estabelecimento, como também afirmam a própria qualidade, valorizando mais o próprio serviço.

As fotografias para hotéis devem ser sempre feitas de forma planejada. Elas devem colocar em evidência para o hóspede as principais qualidades e seus diferencias.

No entanto, elas devem sempre ser verdadeiras. Se elas não forem condizentes com a realidade, o hóspede poderá ficar frustrado e nunca mais se hospedar no estabelecimento. Isso pode colocar em risco a reputação e a credibilidade de um hotel ou de uma pousada.

O objetivo das fotografias é envolver emocionalmente o hóspede, de forma que ele possa tomar sua decisão de forma positiva para o estabelecimento. Ao mesmo tempo, elas devem introduzir o hóspede ao hotel, evidenciando cada detalhe do que pode ser oferecido e de como ele pode vivenciar uma experiência prazerosa.

“A foto ideal é aquela que traz o desejo de visitar o estabelecimento e estar ali, mas que também gera expectativas realistas sobre o hotel, sem enganar o cliente“. – Gabriel Vergani (fotógrafo).

Muitos hotéis e pousadas pecam no momento de escolher quais fotografias devem ir para um site. Muitos optam por determinadas acomodações em detrimento de áreas mais importantes.

Para fortalece a marca e a reputação de um estabelecimento, as principais fotos devem ser:

  • Dos quartos do estabelecimento;
  • Da recepção;
  • Dos serviços extras oferecidos, como piscina, sala de SPA, academia, área de lazer, dentre outros;
  • Refeições (incluindo os cafés da manhã e os almoços);
  • A fachada do estabelecimento;
  • e vale a pena também investir em fotos em 360º com tour virtual.

Vamos falar um pouco sobre cada um?

As Fotos dos Quartos

É importante que o estabelecimento divulgue mais de uma foto dos quarto, porque em apenas uma não dá para ter a real noção das dimensões e acomodações.

O ideal seria disponibilizar fotos da entrada do quarto, da vista, do banheiro, da cama e de algum ângulo que pegue da janela à porta. Isso pode conferir uma sensação mais real das dimensões para o hóspede.

Seria um problema grave passar a noção de que o quarto é muito maior do que realmente é através de uma foto.

É importante também destacar o que cada quarto oferece para os hóspedes. Isso também vai ajudar a valorizar mais o seu serviço.

A vista também pode valorizar (e muito) um quarto. Alguns hotéis e pousadas no Brasil que oferecem vista direta para o mar chegam a cobrar até quatro ou cinco vezes mais o valor de uma diária comum, somente por causa da vista privilegiada. Se for o caso, não deixe de usar essa ferramenta a seu favor.

A Foto da Recepção e da Fachada

A recepção do estabelecimento não pode ser esquecida também. Tire fotos da entrada do hotel ou pousada, mostrando cada detalhe possível.

Se houver áreas verdes ao redor da entrada, não deixe de dar um destaque especial para ela também. Mostrar fotos da natureza que circunda o seu estabelecimento pode transmitir uma sensação de paz e conforto maior para os hóspedes.

Na hora de tirar as fotografias do hall de entrada, apenas tome um cuidado extra com a iluminação. Opte ou por tirar fotos com a luz natural do dia, ou com luzes artificiais. As duas em contraste causam um efeito não muito interessante em uma fotografia.

Fotos dos Serviços Oferecidos

Muitos hóspedes tomam suas decisões baseados nos serviços que um hotel ou uma pousada oferecem. Se o seu estabelecimento conta com piscinas, salão de jogos, SPA, bibliotecas, área de lazer e churrasqueira, lounge,… dê uma ênfase grande para essas fotografias.

Melhor do que listar em forma de texto em seu site é inserir esse tipo de fotografia. Tire de vários ângulos para que os hóspedes possam ter uma noção melhor.

Quando for tirar fotos da área externa, principalmente da piscina, opte por tirar em um dia bem iluminado que possa dar mais vivacidade para a água.

Algo interessante a ser feito também é tirar fotos do movimento das pessoas. Aí, você pode usar a sua criatividade. Pode ser um casal relaxando na praia, jogando na sala de jogos, ou dando um belo salto na piscina. Isso causa um efeito visual bastante interessante. Na hora da foto, você pode também contratar modelos (ou pedir que as pessoas posem, mas sempre pedindo o direto de uso da imagem delas!).

Mesmo que haja uma excelente descrição sobre os serviços oferecidos, uma foto atrai muito mais a atenção de uma pessoa, e é esse tipo de atenção que você quer para atrair mais hóspedes.

Fotografe Refeições

Hotéis e pousadas que fotografam suas refeições também ganham pontos a mais com os hóspedes. Afinal, dá água na boca só de pensar em saborear determinados pratos.

Priorize as principais refeições do dia na hora de fotografar. Isso também chama muito a atenção do hóspede, que já pode chegar ao estabelecimento com a expectativa alta sobre o que vai comer. Muitos hóspedes, inclusive, optam por estabelecimentos que ofereçam ao menos café da manhã como cortesia, e ainda tem possibilidade de almoçar e jantar no restaurante do hotel.

Na hora de fotografar o café da manhã, é importante que a fotografia seja bem colorida, evidenciando os sucos e as frutas da época que são servidas. Sobremesas também podem ser bastante atraentes em fotografias.

Fotos em 360º e Tour Virtual

Incluir fotos em 360º com tour virtual pode ser um diferencial para o seu estabelecimento. Além de elas causarem uma sensação maior de realidade ao hóspede, ele tem a opção de olhar “de perto” por todos os ângulos os detalhes de cada ambiente do hotel.

É uma ferramenta muito útil, já que o hóspede pode ter uma noção muito mais real do estabelecimento. Isso evita quaisquer tipos de conflitos, já que o hóspede pode ter uma visão bem mais próxima da realidade. Através desse tipo de fotografia, fica difícil de passar uma impressão errada sobre o ambiente.

O mais interessante disso é que o hotel não fica restrito a fotos, somente. Um tour virtual pode conter diferentes elementos, que quando somados, podem proporcionar uma experiência e sensação muito agradáveis ao hóspede. Esses elementos podem ser os mais diversos, como fotos, vídeos, sons e animações.

Além disso, as fotos não precisam se restringir a um único ambiente. Elas podem ser tiradas de tal forma que os ambientes fiquem interligados entre si. Dessa forma, o hóspede tem a possibilidade de visitar todo o hotel ou pousada dentro do próprio site.

Ele pode começar o tour através do hall de entrada, seguir para os quartos, para as salas de reunião e para toda a área externa do estabelecimento.

O tour virtual é uma forma também de otimizar as visitas em seu site para as pessoas que não dispõe de muito tempo para ler tudo o que está descrito no site.

Dicas Importantes

Nem sempre é fácil captar a imagem perfeita para o estabelecimento sem equipamentos adequados. Por isso, contrate sempre um fotógrafo profissional, que tem, além dos aparatos certos, experiência em encantar os olhos!

O fotógrafo irá tirar as fotos certas, com iluminação ajustada e ainda dará aquele toque especial às imagens, principalmente em pegar melhores ângulos. Ele também entregará todo o material prontinho para ser utilizado nos seus materiais gráficos e no web site, redes sociais e outros canais da internet.

Alguns hotéis, no entando, optam por adquirir imagens genéricas de banco de imagens. Desde que a foto não passe uma impressão falsa para o hóspede, tudo bem. Nesse caso, é muito importante que essa imagem não tenha qualquer tipo de direitos autorais. Ou, caso sejam cobrados royalties, eles devem sempre ser pagos. Para evitar esse tipo de complicação, opte sempre por imagens livres de direitos. Nos bancos de imagens gratuitas, sempre verifique se o autor cobra ou não a atribuição a ele na hora de fazer uma postagem.

É importante também tomar um cuidado extra na hora de fotografar pessoas praticando atividades em seu estabelecimento. Se elas não estiverem de acordo em aparecer de forma pública e mesmo assim as fotos forem postadas, você pode se envolver em problemas com a justiça por uso indevido da imagem. Portanto, sempre busque conversar com as pessoas antes, não se esquecendo de fornecer uma autorização por escrito para ter isso devidamente documentado.

Outro ponto importante é a edição das fotos. Todas aquelas que não ficaram muito boas, com uma iluminação insuficiente, ou que não demonstram o local de forma atrativa, devem ser descartadas, caso não haja possibilidade de edição. Ideal é tirar várias fotos para escolher as melhores.

Ações simples como fazer cortes, aumentar o brilho, ajustar as sombras, ou mesmo utilizar alguns filtros, podem dar um aspecto visual bem mais chamativo na fotografia.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis. Agora é caprichar nas fotos para conquistar mais hóspedes!

 

Quer mais?

E o que acha de conferir mais dicas interessantes em nosso ebook Guia Definitivo do Marketing Digital para Hotéis e Pousadas. Baixe agora gratuitamente!