Nossos parceiros do SimplesHotel publicaram um artigo bem legal sobre como utilizar o potencial do seu destino para atrair mais hóspedes e a gente compartilha com você!

Não importa qual cidade você esteja e quão turística ela é. Atrair mais hóspedes depende de um único fator: comunicação!

A gente já ouviu hoteleiro falando que aumentar as vendas era algo impossível porque a cidade era pequena, ou estava fora da rota tradicional do turismo no estado, etc. Só que ao avaliarmos, percebemos que, na verdade, faltava 3 ações muito importes.

Para atrair mais hóspedes, entenda o que faz o viajante decidir o destino

Se você sabe o que faz um viajante escolher o destino para onde vai nas próximas férias, feriados e finais de semana, você consegue atrair mais hóspedes para seu hotel mais assertivamente.

Todo mundo na hora de viajar é movido por um desejo e você deve trabalhar em cima dele para vender mais.

O Google realizou o levantamento “Why people need to ‘know before they go” (em português “Por que as pessoas precisam ‘saber antes de ir’”) e é a partir delas que vamos trabalhar os conceitos deste post.

O documento é uma análise de tendência de comportamento de diversos perfis de consumidores. A partir das entrevistas, foi possível identificar os três motivos que levam uma pessoa a procurar conhecer mais sobre um local antes de viajar. Se você atua sobre esses três pontos, o seu hotel pode agregar mais valor para a pesquisa e atrair mais hóspedes. É uma matemática muito simples.

1 – Desperte desejo e empolgação sobre uma determinada experiência

Pensa em algo que é incrível em sua cidade. Considera exatamente tudo que geralmente você escuta seus hóspedes falando com emoção sobre as experiências que tiveram. É sobre essas experiências que estamos falando ao sugerir que você desperte o desejo e empolgação em seus hóspedes.

Podemos usar um exemplo muito bom:

Mesmo que você não seja uma pessoa católica, se você viajar para Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, com certeza visitará o Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

Você sabe o motivo?

Ele foi tão propagado pelo turismo da região, que hoje desperta desejo e empolgação nos viajantes. Há um apelo emotivo muito forte sobre o templo e, independente da religião do turista, ele vai sentir vontade de conhecer o local. Então, dificilmente você verá um hotel ou pousada de Aparecida do Norte não indicando o passeio e não contando quão emocionante é o santuário.

Nos primeiros momentos de um planejamento de viagem, os turistas querem dar uma olhada nas experiências que aquele destino pode acarretar para as férias. Essa antecipação tem um fator crucial na tomada de decisão.

Ja falamos sobre a Jornada de Compra do Viajante nesse link, leia também é importante você saber!

As pesquisas no Google indicam um percentual alto de buscas do tipo: “Ilhabela o que fazer”; “hotel com jacuzzi em Campos do Jordão”; “melhor passeio em Urubici”.

Então para atrair mais hóspede você precisa reconhecer essas emoções e começar a trabalhar em cima delas.

2 – Aumente a confiança dos seus hóspedes sobre o seu destino

Muitos viajantes precisam entender como funciona o destino para criar jornadas mais eficientes. Algumas vezes isso é apenas para aliviar a ansiedade e segurança da viagem, outras vezes é porque o tempo é curto mesmo.

Para atrair mais hóspedes, gere o máximo de informação para eles, de forma que todos os detalhes quanto a passeios, custos e traslados estejam claros o suficiente.

As pesquisas no Google nesse ponto indicam aumento das procuras por: “é seguro viajar para Curitiba”; “mapa das vinícolas em Bento Gonçalves”; “linhas de ônibus em Fortaleza”; “paga para entrar em Fernando de Noronha”.

Então conte detalhes como:

  • horários de funcionamentos de alguns locais;
  • principais meios de transporte para que ele chegue em segurança até o hotel;
  • custo que terá com mobilidade nesses primeiros momentos;
  • atrações turísticas que cobram entrada – e quanto elas custam;
  • previsão do tempo no período da viagem;
  • melhores opções de restaurante para aquele período.

3 – Mostre como ele pode aproveitar ao máximo o orçamento da viagem

Para atrair mais hóspedes mostre que ele pode viajar para o seu destino independente do orçamento que ele tem no momento. E isso não é uma mentira!

Os gastos de uma viagem dependem muito da intenção do viajante. Se você gera expectativas irreais sobre os custos, ele vai ser surpreendido e não vai gostar disso. Mas se você mostra que há opções mais baratas para ele aproveitar e que essas opções também são incríveis, com certeza o deixará mais confiante.

As pesquisas do Google nesse ponto mostram aumento nas buscas por “hotel melhor custo-benefício em Salvador”; “é preciso dar gorjetas nos passeios em Natal”; “como economizar com transporte em São Paulo”.

Lembre-se também que não se trata apenas de economizar dinheiro. Se trata de mostrar a diversas experiências sobre um mesmo destino com focos diferentes para cada tipo de viajante!

E as fotos, vídeos e depoimentos? Eles não valem para atrair mais hóspedes?

Valem sim e valem muito!

Você vai agregar as três dicas que deixamos acima nessas três formas de comunicação. Continue explorando seu destino através de fotos, vídeos e depoimentos de seus hóspedes, mas sempre focando nas experiências que essa comunicação gera para novos viajantes.

Atrair mais hóspedes depende muito da sua comunicação! Não deixe de planejar um marketing eficiente para seu hotel e, claro, treinar sua equipe para oferecer o melhor atendimento para os hóspedes!

Procurando marketing digital hoteleiro de verdade? Fale com a gente!

E você pode se interessar também pelos artigos abaixo: