Tudo sobre E-MAIL MARKETING para HOTELARIA - HotelariaWeb
Baixe Grátis o Ebook Guia Definitivo do Marketing Digital Hoteleiro

“O melhor marketing não dá a sensação de que é marketing.” – Tom Fishburne 😊

Os e-mails têm sido uma estratégia de marketing valiosa para qualquer negócio, inclusive para os hotéis! Eles são uma forma direta e eficaz de cultivar relacionamentos com os hóspedes, resultando no aumento significativo de reservas diretas!

Quer aprender tudo sobre e-mail marketing para hotelaria? Vem com a gente, nós te ajudamos! ✉️

O que são E-mails Marketing e como utilizá-los no seu Marketing Hoteleiro?

O e-mail marketing é a arte de usar e-mails para promover produtos ou serviços e manter uma comunicação direta. Na hotelaria, você poderá enviar e-mails para cultivar relacionamentos com hóspedes em potencial e manter os clientes atuais atualizados sobre as novidades do seu hotel ou pousada.

Através dos e-mails marketing é que você pode interagir com as pessoas e incentivá-las a escolher a sua hospedaria para a próxima viagem, isso se chama nutrição.

Por que os Hotéis precisam de E-mail Marketing?

Ao contrário do que dizem as más línguas, o e-mail marketing não morreu e segue vivo, em especial quando aplicamos de forma estratégia no marketing digital hoteleiro.

94% dos internautas usam e-mail e é uma ferramenta ideal para fidelizar seu hóspede

O e-mail marketing é um dos meios mais diretos para se comunicar com seu cliente.

 

1. Espalhar o conhecimento da marca

O principal objetivo do marketing por e-mail em hotéis é o branding, ou seja, você está interagindo com as pessoas com o propósito que elas se lembrem do seu hotel ou pousada e se hospedem com você dentro de tantos concorrentes.

É claro que nem todos os e-mails podem ser convertidos em reservas, mas é certo que os seus e-mails serão lembrados pelos destinatários e mesmo que eles não escolham você no momento, eles se lembrarão de você para a próxima viagem.

A chave é ter uma abordagem informativa em vez de promocional. 🔑

Compartilhe com sua lista de contatos, assuntos diversos e informativos como a história da região, visitas guiadas, atualizações recentes, eventos agendados e gastronomia por exemplo. Assim, você passa agregar valor aos hóspedes, eles vão se lembrar de você como: “o hotel que dá aquelas dicas tops“!

Sutilmente adicione elementos promocionais e gatilhos mentais que incentivarão os leitores a reservar com você.

2. Converter prováveis ​​hóspedes

As pessoas que visitam seu site, redes sociais ou que entram em contato com você são hóspedes potenciais, de alguma forma eles já têm uma predisposição e interesse em se hospedar contigo. Então, é importante sempre coletar o endereço de e-mail, número de telefone e detalhes básicos dessas consultas, isso ajudará você a entrar em contato e terá uma chance maior de convertê-los em reservas.

E-mails promocionais funcionam melhor para esse tipo de destinatário. Eles já manifestaram interesse em reservar com você. Então, basta um empurrãozinho e eles podem se tornar um hóspede oficialmente!

3. Fazer com que seus hóspedes se sintam especiais

Para os hóspedes, os e-mails oferecem um toque pessoal, fazendo com que eles se sintam valorizados em todas as fases – desde a reserva até mesmo após a partida. Você pode enviar um e-mail de confirmação de reserva para dar as boas-vindas, dar dicas sobre os atrativos do destino e ainda enviar aquele agradecimento maravilhoso na partida do hóspede.

É importante lembrar que esse hóspede pode retornar ou até mesmo indicar o seu hotel para os amigos, por isso, continue a sequencia de e-mails regularmente informando sobre as novidades, promoções e quem sabe até dando aquele descontinho no aniversário!

4. Obter maior ROI

Surpreendentemente, o marketing por e-mail pode proporcionar a você o maior ROI – Retorno sobre investimento, que considera a relação entre o valor de venda, custo do produto vendido e gastos com marketing – o e-mail marketing oferece taxas de conversão três vezes maiores do que as mídias sociais.

Isso ocorre porque não é necessário muito esforço ou investimento altíssimos para ser executado depois de iniciado. E, se planejado e executado de maneira estratégica, ele pode definitivamente fornecer resultados muito satisfatórios. Mas é claro que o marketing digital trabalha em conjunto, então é importante que as mídias sociais, site e e-mails estejam sincronizados e todos com excelente qualidade.

Como iniciar o e-mail marketing para o seu hotel?

É claro que você vai precisar de uma lista de contatos, para isso busque os dados dos seus motores de reserva e colete todos os e-mails das pessoas que já se hospedaram no seu hotel ou pousada ou que estão em contato para reservar. Além disso, deixe uma caixinha para coleta de e-mails no seu site e nas landing pages, para capturar contatos de possíveis interessados.

Com a lista de contatos construída, vamos para a segunda etapa: Segmentação.

Segmentação significa você dividir esses contatos em grupos como: pessoas que já se hospedaram, pessoas interessadas e pessoas que acabaram de reservar, por exemplo. Você precisa dividi-los em grupos porque você não pode (e não deve) enviar os mesmos e-mails para diferentes tipos de público. Enquanto alguns podem estar prestes a fazer uma reserva, outros podem estar decidindo entre você e seus concorrentes.

Segmentar sua lista é uma obrigação.

Você pode ter os seguintes segmentos:

  • Viajantes nacionais e internacionais;
  • Viajantes recorrentes;
  • Viajantes das proximidades do seu destino;
  • Viajantes de lazer e de negócios;
  • Preferências por final de semana ou meio de semana;
  • Frequência e duração das estadias (ou período de consulta);
  • Ofertas e inscrições especiais;
  • Pessoas que cancelaram uma reserva (aí você pode selecionar os motivos do cancelamento para tentar reconquistar esse hóspede);
  • Famílias com filhos, casais, solteiros, lgbtqia+, terceira idade;
  • Viajantes com carro ou excursões.
  • Enfim, tem várias maneiras de segmentar uma lista, é preciso identificar os melhores perfis e divisões para seu conteúdo e mensagem fazerem sentido.

Depois de ter os segmentos prontos, torna-se mais fácil enviar e-mails relevantes.

Como você vai enviar e-mails para muitas pessoas ao mesmo tempo, é obrigatório ter uma ferramenta de marketing para disparo de e-mail– nada de enviar do Gmail para 500 pessoas juntas, hein? Isso prejudica seu e-mail e também prejudica a sua reputação.

Há ótimas ferramentas de disparo de e-mails, entre elas o sistema da HotelariaWeb, Mailchimp, Leadlovers, para citar os melhores.

Na plataforma de e-mails, você irá escrever sua mensagem (não sem antes ter um planejamento bem legal de conteúdos) de forma mais pessoal possível – afinal ninguém gosta de receber só uma imagem (que às vezes nem abre!) por e-mail, né? Seja pessoal, próximo do leitor. E não se esqueça de assinar os e-mails com sua logomarca e sempre tenha uma página de destino para o leitor: pode ser o motor de reservar, o guia do destino, algum artigo do blog, o WhatsApp, enfim, de acordo com seu tema, escolha bem sua chamada para ação.

Ah! Não se esqueça de constantemente atualizar a sua lista de contatos, Ok?

E quanto aos conteúdos, você deve estar pensando… que tipo de e-mail envio?

Que tipo de e-mail os hotéis podem enviar

Existe uma infinidade de temas que os e-mails marketing podem explorar, mas para hotéis e pousadas os de maior retorno são:

1. Emails promocionais

Quem não adora uma promoção, não é mesmo? Que tal criar uma promoção super chamativa e comunicar sua lista de contatos? Esses e-mails geralmente transmitem um senso de urgência e se concentram nos benefícios de suas promoções.

Você pode criar por exemplo:
1. Celebre seu ano novo em uma pousada pé na areia! Promoção válida para reservas até dia 20/12!
2. Reserve a sua estadia para o feriado de carnaval. Válido SOMENTE pelos próximos 10 dias.

Você pode combinar esses e-mails com dias festivos como o dia dos namorados, o dia das mães e feriados regionais, mas não se limite a apenas essas datas porque há grandes chances do seu e-mail passar desapercebido entre as toneladas de outros e-mails promocionais.

2. E-mails destaque

Enaltecer quão maravilhoso é a sua bela localização, gastronomia local, experiências, serviços e amenidades nunca é demais! Você pode até combinar essas informações com ofertas, isso deixará seus contatos muito animados para visitar seu hotel!

3. Emails de eventos

Neste momento de pandemia, não estão acontecendo eventos, mas quando tudo voltar ao normal use e-mails para informar ao seu público os diferentes tipos de eventos que acontecerão na sua cidade como festivais, festas, conferências, seminários ou workshops.

Finalize esses e-mails convidando essas pessoas para garantirem uma excelente hospedagem no seu hotel!

4. E-mails de coleta de feedback

Este é provavelmente o e-mail mais importante para hotéis. Você deu as boas-vindas aos seus hóspedes, proporcionou a eles uma ótima experiência e agora é hora de obter feedback sobre essa estadia e serviço. Esses e-mails podem incluir uma pesquisa rápida ou um link para seu TripAdvisor, OTA ou perfis de mídia social, onde podem deixar uma avaliação.

5. Emails para reservas abandonadas

Você sabia que as taxas de abandono de reservas de viagens são de 81%? Isso leva a uma enorme perda de receita potencial. Porém, um e-mail de acompanhamento atraente pode ajudar a reconquistar os clientes perdidos e convencê-los a concluir a reserva.

Aqui, o tempo é importante. Os e-mails de abandono mais eficazes são enviados em até 20 minutos após o carrinho ser deixado. Esses e-mails devem ser curtos e diretos, influenciando o visitante a finalizar a reserva. Você pode enviar a eles uma oferta, um código de cupom ou um desconto ou oferecer algum mimo como tratamento de spa, serviço de quarto gratuito ou uma refeição no restaurante do seu hotel.

Como escrever e-mails eficazes?

Você já separou os seus contatos em grupos, já tem um sistema de envio de emails marketing de hotelaria e já sabe os tipos de e-mails que pode enviar. Agora, deixa eu te contar uma coisa… De nada adianta enviar e-mails que não serão abertos, certo? A linha de assunto do seu e-mail é a primeira coisa que os destinatários lerão, se for atrativo o e-mail será aberto, mas se não for, ele ficará para depois e provavelmente será esquecido na caixa de entrada. Veja, então algumas dicas para o assunto do e-mail:

Como criar um assunto atrativo seus e-mails?

  1. Seja breve. As linhas de assunto de 60 caracteres são visíveis no desktop e até 25-30 caracteres são visíveis no celular. Portanto, quanto mais curto, melhor;
  2. Crie uma abordagem personalizada como incluindo o nome do destinatário;
  3. Gere curiosidade por meio de suas linhas de assunto;
  4. Use uma abordagem que desperte interesse ou medo de perder;
  5. Evite usar palavras com spam, como GRÁTIS, OFERTA e assim por diante.

Como criar um conteúdo adequado?

Lembre-se que o conteúdo deve se conectar com sua linha de assunto e sua finalidade de enviar esse e-mail. Quando você cria seu conteúdo de e-mail, você PRECISA considerar que ele:

  • Chame a atenção do seu público desde o início;
  • Mantenha o interesse e o envolvimento consistentes em todo o e-mail;
  • Encerre seu e-mail com uma frase CTA (call to action) rápida, mas convincente.

Dica: Textos curtos e objetivos e um e-mail com design minimalista é uma das maiores tendências do marketing por e-mail na hotelaria atualmente.

Mantenha o propósito e a meta de seu e-mail em mente e certifique-se de que sejam atendidos em seu conteúdo. Não se esqueça de compartilhar belas imagens de seu hotel, paisagem e amenidades. Os visuais impactam seus leitores significativamente.

As pessoas lembram em média de 80% do que vêem e apenas 20% do que lêem. 📸

Detalhes adicionais do e-mail marketing

Todo e-mail deve ser enviado com o máximo cuidado. Para que você não erre nos detalhes, aí vão mais algumas dicas adicionais:

1. Horários de e-mails

É importante se atentar aos dias da semana e horário para enviar corretamente os e-mails. Por exemplo, as segundas-feiras geralmente as pessoas estão ocupadas e, nos fins de semana, eles dificilmente acessam seus e-mails. Portanto, escolha qualquer dia entre terça-feira e sexta-feira.

Quanto ao horário, evite o horário de trabalho ao enviar e-mails. Você pode tentar enviá-los na hora do almoço, mas o melhor horário é de manhã ou à noite – antes e depois do horário de trabalho. Não se esqueça de considerar o fuso horário para seus convidados internacionais.

2. Frequência de e-mails

Crie um calendário de campanha para manter a frequência certa. Isso ajuda a manter contato com todos os nossos leads e clientes de forma regular e eficaz. Um hotel não é uma publicação de notícias, e ninguém quer ou espera um tapinha diário ou semanal de você, então uma programação mensal ou mesmo quinzenal está excelente.

3. Teste seus e-mails antes de enviá-los

A última e mais importante parte da sua lista de verificação de email marketing: TESTE.

É sempre melhor testar seu e-mail antes de enviar a cópia final. Envie para você e sua equipe e verifique o seguinte:

  1. Erros de gramática e ortografia;
  2. Links quebrados;
  3. CTAs;
  4. Aparência geral;
  5. Capacidade de resposta do seu e-mail;
  6. A linha de assunto;

Testar seus e-mails ajuda a garantir a qualidade do seu conteúdo, o que interfere diretamente em como as pessoas enxergarão o seu negócio.

Com tudo funcionando, é importante observar o desempenho de seus e-mails.

Quer Conhecer mais Estratégias de Marketing Digital para seu Hotel ou Pousada?

Baixe grátis nosso eBook Guia Definitivo do Marketing Digital para Hotéis e Pousadas. Clique aqui!

Como analisar o marketing por email?

As estatísticas de marketing por e-mail muitas vezes nos surpreendem então aí vai algumas métricas que vão te ajudar a medir seu desempenho.

1. Taxas de abertura

A taxa de abertura é a porcentagem de seus destinatários que abriram seu e-mail. Essa métrica permite que você saiba quantas pessoas consideram seu e-mail útil e quantas pessoas realmente desejam ler seu e-mail.

Quanto melhores forem as linhas de assunto, maiores serão as taxas de abertura.

2. Taxa de cliques (CTR)

A taxa de cliques é a porcentagem de destinatários de e-mail que clicaram em um link dentro do seu e-mail.

CTR= total de cliques * 100 / e-mails entregues

Geralmente, sua taxa de cliques depende dos seguintes fatores:

  • O texto âncora no link;
  • Localização do link no corpo do seu e-mail;
  • Número de links em seu e-mail.

Essa métrica denota a taxa de engajamento de seus destinatários com seu e-mail. Quanto maior for o seu CTR, mais atraentes serão seus e-mails.

 E calma: clientes da HotelariaWeb não precisam se preocupar com as métricas e estatísticas. Passamos tudo de forma simples e objetiva! 🙂

3. Taxa de cancelamento de assinatura

A taxa de cancelamento de assinatura é a porcentagem de destinatários de email que cancelaram a assinatura com você através do email atual.

Taxa de cancelamento de assinatura = Total de cancelamentos * 100 / Emails entregues

Existem muitos fatores que podem afetar sua taxa de cancelamento. E-mails pouco envolventes, conteúdo e linhas de assunto enganosos, remetente desconhecido, e-mails raros são alguns deles.

4. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é a porcentagem de e-mails não entregues em relação ao total de e-mails enviados. Basicamente, quanto mais alta for a taxa de rejeição, mais desinteressados ​​estão os destinatários.

Se a contagem de rejeição for alta, isso significa que você PRECISA filtrar sua lista de e-mail o mais rápido possível e validar esses e-mails.

5. Taxa de conversão / respostas

A taxa de conversão é a porcentagem de destinatários de e-mail que realizaram a ação e atenderam ao propósito do seu e-mail como fazer uma reserva ou visitar o site.

Taxa de conversão= Total de conversões * 100 / Emails entregues

Essa métrica permite que você saiba como seu e-mail é fácil de converter e o nível de envolvimento que ele tem com os destinatários.

Essa métrica pode revelar o que você fez certo, quais áreas precisam de melhorias e qual tipo de conteúdo tem o melhor desempenho.

Agora, se você tem boas taxas de cliques, mas nenhuma conversão, isso significa que sua página de destino não está convertendo bem. Portanto, se você tiver boas aberturas, mas CTR baixo, significa que seu CTA não está atraindo seus destinatários.

Depois de analisar cada envio, você saberá o que funciona – o que não, para assim adaptar seu conteúdo dos próximos e-mails de acordo o esperado, tentar superar as desvantagens e melhorar os resultados.

 

Que tal? Agora você está por dentro de tudo o que precisa saber para começar a estratégia de e-mail marketing para seu hotel ou pousada.

E lembre-se: estratégias de marketing funcionam SOMENTE SE VOCÊ FOR CONSISTENTE. O e-mail marketing é algo que requer frequência e também leva um tempo para ver os resultados. Mas, se bem executado, pode se tornar um dos melhores canais de marketing para retomar contatos e fidelizar hóspedes.

E você? Já envia e-mails marketing para seus hóspedes e contatos?

Se ainda não, hora de falar com a HotelariaWeb que oferece esse serviço e muitas outras estratégias de marketing para seu hotel ou pousada. Tudo para você se preocupar apenas com uma coisa: receber os hóspedes em seu empreedimento!

Fale com a gente pelo WhatsApp e saiba mais!  😊

Olá! :)
Sou Sara, consultora da HotelariaWeb!

Sabia que já ajudamos mais de 120 hotéis e pousadas a aumentarem as reservas diretas?

Ficarei feliz em te ajudar também. Que tal conversarmos sobre o seu Hotel?

Me chame no WhatsApp!

Whatsapp