Sobre a Pousada Gopak

Localizado no centro da Praia do Rosa, na cidade de Imbituba, Santa Catarina, a Pousada Gopak iniciou suas atividades em 2002, se tornando um estabelecimento conhecido na região pela arquitetura diferenciada, bom gosto e sustentabilidade ambiental.

A Pousada Gopak conta com apenas sete suítes, bem equipadas e com decoração rústica-chic. Possui também ótima área de lazer, com piscina e espaços de descanso e relaxamento, e também está em ótima localização: central e próximo da praia. Tudo isso faz com que o local seja bem valorizado.

O problema

Desde 2002, quando foi criado um primeiro web site, os canais digitais da pousada não eram modernizados, nem atualizados constantemente. Isso fez com que o estabelecimento não ganhasse relevância ao longo do tempo nas buscas online, e para o novo hóspede – que está 100% conectado à internet – que ele se perdesse nas buscas entre as centenas de pousadas existentes na região.

A grande pergunta, portanto, era: se atualizar os canais digitais e torná-los mais atrativos, haverá uma maior busca por reservas diretas?

Em abril de 2018, o proprietário da pousada, Heitor, foi apresentado a HotelariaWeb e convidado para ser parceiro do nosso sistema, quando estávamos bem no início do desenvolvimento. Na época, o marketing digital hoteleiro era desconhecido por ele, e esse trabalho só era prestado por grandes agências digitais (caras e com trabalho complexo). A pousada, um empreendimento independente, não tinha como competir com a força de venda das grandes redes, nem com outros hotéis de maior porte.

Acreditei na equipe da HotelariaWeb sem ter a certeza se estava indo no caminho certo. Hoje vejo uma melhora no atendimento aos clientes e mais contatos diretos que aumentam a minha chance de fechar reservas.

– Heitor, proprietário

A solução

Havia uma grande oportunidade de atrair mais hóspedes para a pousada usando a internet. Por meio do site, das redes sociais e de sites de avaliações e vendas de hospedagens, como TripAdvisor, seria possível ampliar o raio de atuação da Pousada Gopak e sua visibilidade no mercado.

O Marketing Digital Hoteleiro, portanto, poderia ser uma nova alternativa para ganhar mais espaço na região e aumentar o movimento dentro e fora de temporada. Com a atualização dos canais digitais e a preocupação em criar uma frequencia em atualizações, seria possível criar engajamento e demanda durante todo o ano.

O problema inicial era que todas as redes estavam bastante defasadas em termos tecnólogicos e a equipe da pousada ainda não sabia sobre a importância das avaliações no Google, de ter um web site moderno e adaptado para celular, nem que as redes sociais podem gerar contatos sem a necessidade de anúncios e pagamentos.

As ações começaram a ser realizadas pela equipe, o proprietário deu liberdade para inovar, e todas as questões sobre marketing foram ficando mais claras ao longo do processo.

Ações Implementadas

O primeiro passo foi a configuração do sistema da HotelariaWeb e organização de todas as informações da pousada de forma que o hóspede que visitasse o web site pudesse ter uma noção real e exata de como são as instalações e as acomodações, além da localização e de facilitar o contato e reservas.

A partir do sistema, foi criado um web site mais atrativo, 100% adaptado para visualização em tablets e celulares, que é fundamental, pois a maioria das buscas por hospedagem hoje ocorrem através desses meios.

O web site também conta com uma apresentação de conteúdo de forma intuitiva, onde o visitante pode ver as informações com clareza, fotos, imagens e ter acesso rápido ao contato via WhatsApp ou formulário de reservas.

=> http://www.gopak.com.br/

A partir do web site foram inseridos pacotes e promoções, que incentivam o visitante a reservar direto, pois encontram benefícios nessas ações promocionais.

Em seguida, foram ativados alguns gatilhos mentais que servem de alerta para os visitantes sobre as promoções, atraindo atenção e incentivando a entrarem em contato para fecharem a reserva.

As redes sociais, Facebook e Instagram, foram padronizadas seguindo a identidade visual, modernizando a apresentação segundo os novos recursos de destaques, histórias e descrições. No Facebook foi incluído o botão de “Reservar Agora” e no Instagram o link para o site e hashtag, além de descrição mais atrativa no perfil.

Também foram adicionadas postagens para movimentar mais as redes sociais e atrair seguidores e contatos.

O controle de acessos ao web site e contatos é feito pelo painel da HotelariaWeb. Os relatórios de acompanhamento contribuem para análises de melhoria ocorridas com as ações realizadas. No decorrer dos dias é possível verificar se os resultados estão sendo alcançados (crescimento no número de visitas ao site, número de contatos e reservas). Se não estiverem, mudanças de estratégia ao longo do mês podem garantir o alcance desses resultados em tempo.

Resultados

A expectativa da pousada, ao começar a fazer marketing digital hoteleiro, era ganhar visibilidade, aumentar a visitação no site e, consequentemente, conquistar novos hóspedes. E o local realmente ganhou relevância: houve um aumento de mais de 330% nas visualizações mensais da página da pousada via busca orgânica no Google.

Além de captar novos visitantes para o web site, a pousada ampliou a conquista de novos visitantes a partir do Google Meu Negócio. Foram 11.792 pessoas visualizando a pousada, suas fotos e informações no período de 3 meses.

Os contatos via site também cresceram cerca de 28%, o que foi um número bastante relevante para apenas 3 meses de trabalho. Esse número está representado no gráfico abaixo de telefonemas e pedidos de reservas via WhatsApp ou formulários de contato.

Com as ações de marketing digital hoteleiro também foi possível ganhar uma percepção maior das necessidades dos clientes em conhecer melhor as acomodações antes de fechar uma reserva. Hoje em dia é muito mais fácil mostrar os ambientes, a proximidade com a praia, as instalações e outras informações a partir do web site, agilizando o atendimento.

Até o momento os resultados são gratificantes e o trabalho de marketing continua, com novas ações e estratégias, como aumento de postagens nas redes sociais e a gestão de reviews do Google para melhorar ainda mais o ranking orgânico nas buscas.

Podemos ver com a Pousada Gopak que modernizar os canais, apresentar melhor as informações e focar as reservas no web site e WhatsApp geram crescimento e podem alcançar grandes objetivos!