Hoje em dia é comum que o setor hoteleiro utilize frequentemente os inúmeros canais de reserva disponíveis na internet. Dá para alcançar bons números mensais com as OTAs (Online Travel Agenciy), mas com o tempo os custos exigidos por essas agências passam a representar uma boa fatia no orçamento da empresa.

Responder a questão colocada no título deste post é, portanto, uma atividade diária de muitos donos de hotéis, pousadas e hostels do mundo inteiro. Se perguntássemos o que você faz hoje para não depender tanto desses canais de reserva, qual seria a sua resposta?

Então o que acha de começar a movimentar-se e mudar esse quadro? Não é preciso nenhum grande malabarismo para conseguir isso!

Veja algumas dicas de como viver com canais de reserva, mas não depender totalmente deles!

Tenha um serviço de Marketing Digital Proativo

Apenas ficar esperando as reservas diretas chegarem não vai acontecer! É preciso utilizar todas as ferramentas disponíveis – e hoje são muitas, por sinal – para obter o máximo de posicionamento na rede.

Você precisa oferece um marketing proativo e isso custa bem menos do que você provavelmente já está imaginando.

O primeiro passo é pensar aonde os seus hóspedes geralmente estão. No Facebook? Twitter? Instagram? Então o que você está esperando para encontrá-los lá também? Apostar em um bom relacionamento digital é uma das tendências de hotelaria para 2018, você sabia?

Crie seus canais e seja proativo. Interaja, publique temas atrativos, converse com seu seguidor de uma forma simples, direta e bastante descontraída. Faça isso e veja os resultados começarem a mudar já nas primeiras semanas.

Tenha um Website que converte

Não ter um bom site é um dos grandes erros que prejudicam as reservas diretas!

Para quem deseja reduzir a dependência dos canais de reserva precisa investir um canal próprio, que é o site do hotel. Contudo, não é indicado escolher qualquer modelo ou o mais cheio de funcionalidades que, nem sempre, serão aproveitadas pelo hóspede.

Tenha um website que converte! Um modelo de site com menu simples e direto, onde o seu hóspede encontrará facilmente o que procura. É preciso um visual atraente, uma galeria de fotos de todos os quartos e ambientes e box de chats – que pode ser um online ou link para o Whatsapp do atendimento -. Tudo o que facilita o clique do visitante para o processo de reserva clara e intuitiva.

Ofereça serviços antes do check in

Para explicar melhor esse tópico, podemos utilizar o exemplo das companhias aéreas. Quando você compra uma passagem para sua viagem de férias ou trabalho, a companhia oferece o serviço de check in, marcação de poltrona, aluguel de carro, refeições especiais, remarcações, tudo online, rápido e com apenas alguns cliques.

Todos os serviços acima podem ser trazidos também para o setor hoteleiro. Já pensou em permitir que seu hóspede antecipe o check in para não enfrentar muitas filas, possa realizar pedidos especiais para seu quarto como um jantar especial ou trocar opções de reservas sem cobrança de taxas altas?

Já pensou em realizar uma parceria onde seus hóspedes têm descontos com taxis do aeroporto até o hotel? Isso com certeza seria uma grande vantagem em reservar diretamente com você.

Como os canais de reserva oferecem serviços limitados quando o assunto é alteração de reservas, seu site pode ofertar tudo isso facilmente. O resultado é que a busca direta irá aumentar rapidamente.

Clube de fidelidade

A rede de hotéis Meliã, presente em diversos países do mundo, tem um clube de reservas, o Meliã Rewards. Você pode se cadastrar, realizar reservas diretas ou comprar diversos outros serviços oferecidos para a sua estadia e, em troca, ganhar pontos. A medida que esses pontos são acumulados, é possível trocar por diárias, descontos, refeições, passeios e muito mais.

Esses serviços extras desabilitam completamente a dependência dos canais de reserva. Você passa a ter muito mais autonomia com seu hóspede. Pense nisso!

Seus hóspedes são os melhores canais de reserva

O hóspede foi embora, mas a relação de vocês não precisa acabar. A primeira ação deve ser enviar um e-mail de agradecimento para ele. Agradeça a estadia, informe que em uma próxima oportunidade você o espera e que ele pode reservar diretamente pelo site…com aquele desconto especial!

Lembre-se também de, temporariamente, enviar e-mails com ofertas, parabenizando por uma data ou convidando-o para um evento que terá na cidade.

Faça isso! Reforce os elos com seus hóspedes! Eles podem demorar a voltar, mas com certeza lembrarão do seu estabelecimento na hora de indicar um bom hotel para um amigo que estará pela cidade.

***
Então vamos começar a mudar essa dependência dos canais de reserva?

Crie ou reconstrua o relacionamento com seus hóspedes! Utilize todas as ferramentas de otimização que podem ajudar nesse processo.

Veja mais!

E o que acha de conferir também mais dicas interessantes em nosso ebook Guia Definitivo do Marketing Digital para Hotéis e Pousadas. Baixe agora gratuitamente!