A ABEOC Brasil (Associação Brasileira de Empresas de Evento) mostrou que 81,4% dos brasileiros está viajando mais para destinos dentro do nosso próprio país. E como esses viajantes são modernos e conectados à internet, entra a necessidade de hostels, hotéis e pousadas realizarem ações de marketing digital.

O que acha de algumas dicas de marketing digital hoteleiro para melhorar os números de suas reservas diretas e indiretas? Se você não começou ainda a aplicar estratégias importantes ou se já fez algumas atualizações, mas deseja melhorar esse posicionamento, confere as dicas abaixo!

1 – O marketing digital hoteleiro deve começar com um site que converte

Você vai provavelmente pensar que essa é uma dica redundante, mas não é!

Acredite, a maioria dos hoteleiros não se importa em criar um site que converte as suas reservas. Falamos isso porque há diversos modelos de sites bonitos, com um layout bem moderno, mas que dificultam o acesso do seu hóspede às reservas.

E isso não pode acontecer jamais!

A falta de um site que converte é um dos maiores erros que os hotéis e pousadas cometem que prejudicam as reservas diretas.

É preciso pensar na posição de cada elemento de sua página, a fim de o hóspede encontrar tudo o que deseja sem precisar abrir muitas abas ou dar muitos clientes. Tudo rápido, claro e sem firulas.

2 – Tenha um blog integrado ao site

Digamos que o blog não é regra absoluta, mas faz uma diferença muito grande no marketing digital hoteleiro.

Explicamos.

Com um blog integrado ao site, você consegue otimizar seus textos com palavras-chave específica, trazendo mais visitas para a página, sem a necessidade de investir alto em anúncios no Google. Eles continuam sendo importantes, mas com o blog há um tráfego orgânico (natural) maior e com mais potencial.

Além da vantagem econômica, você ainda tem um espaço cheio de dicas importantes e que ajudarão seu futuro hóspede na viagem. Essa ação causa um apelo emocional positivo e as chances de ele confiar mais em seus serviços aumenta consideravelmente.

Já falamos um pouco sobre isso no final do Manual Prático de Reservas Diretas, veja.

Outra grande função do blog é poder divulgar seus serviços em posts mais detalhados. Dá para mostrar detalhes dos quartos, dos serviços, eventos promovidos pelo hotel, etc.

3 – Curtir, comentar e compartilhar – Tenha as principais redes sociais

Quantas pessoas você recebe em seu hotel hoje que não utilizam o Facebook, o Instagram e o Twitter? O Brasil tornou-se um grande consumidor de redes sociais e ter um perfil nestes sites faz toda diferença para o marketing digital hoteleiro de qualquer empresário.

Por outro lado, é mais importante ainda você ter perfis ativos, com boa interação. É preciso incentivar seu público a curtir, comentar e compartilhar os posts das suas páginas. Isso exige um planejamento bem estruturado e uma equipe afiada, com a finalidade de não deixar ninguém sem resposta.

As redes sociais também se tornaram ótimos canais de reserva. No Facebook hoje já é possível ativar um botão de “Reserve Já” em sua página, onde o hóspede é redirecionado para a página de reservas do seu site ou para o chat.

4 – WhatsApp já é considerado um canal de reservas de grande potencial

Você ainda reluta para não utilizar o WhatsApp em seu hotel, pousada ou hostel? Saiba que esse aplicativo de mensagens instantâneas já é considerado por empresas de diversos nichos como um canal de vendas em grande potencial? Então não hesite na hora de ter um número comercial e disponibilizá-lo em suas páginas.

Nem todos os hóspedes gostam de esperar respostas de e-mail ou têm acesso a essa ferramenta a todo instante. O WhatsApp está sempre a altura das mãos – literalmente – e facilita a comunicação.

Dá para disponibilizar um horário de atendimento, padronizar mensagens automáticas e muitos mais também. O WhatsApp Bussines já está disponível para o Brasil desde o início de 2018 e vem apresentando ótimo desempenho.

Pelo WhatsApp é possível ainda avisar aos hóspedes sobre quartos que estavam em lista de espera, ter um feedback dos serviços prestados, tirar dúvidas sobre preços, divulgar sua tabela de valores ou promoções e muito mais.

5 –  Realize promoções exclusivas para reservas diretas

Já pensou em colocar promoções exclusivas para qualquer reserva que seja feita diretamente no seu site? Além de reduzir os custos com os canais de reserva (como Booking, Expedia e outros intermediários), você ainda aumenta as chances de fidelização do seu cliente e faz um ótimo marketing digital hoteleiro.

O motivo? Com as reservas diretas você tem acesso aos dados do cliente, como e-mail e telefone, que nem sempre são disponibilizados por outros canais. Dessa forma, terá uma boa base de e-mail marketing para futuras promoções.

 

Agora conta para nós: quantas ações de marketing digital hoteleiro que listamos acima você já realiza?

Sabemos que muitas vezes pode parecer complexo implantar cada uma delas, mas garantimos que não é!

Mais dicas!

E o que acha de conferir também mais dicas interessantes em nosso ebook Guia Definitivo do Marketing Digital para Hotéis e Pousadas. Baixe agora gratuitamente!

Olá! :)
Sou Thaisy, consultora da HotelariaWeb!

Sabia que já ajudamos mais de 60 hotéis e pousadas a aumentarem as reservas diretas?

Ficarei feliz em te ajudar também. Que tal conversarmos sobre o seu Hotel?

Me chame no WhatsApp!

Whatsapp